INFORME JORNALÍSTICO REGIONAL E LOCAL PARA ESTUDANTES DO BAIRRO BOA VISTA


Sejam bem vindos ao mais novo espaço online:"FUJA, É NÓIZ" irá trazer produções textuais e figurativas, notícias, desafios, fotos, vídeos, comentários, recadinhos, classificados, humor, atualidades, novidades, informes escolares e de cursos, concursos, assuntos variados e muito mais! Tudo elaborado ou pesquisado por "corujinhas" e estudantes da região do bairro Boa Vista (Ponta Grossa-PR). Enfim, aqui a notícia pode ser VOCÊ!


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

VESTIBULAR : de frente com o futuro

 
                                     
Intercâmbio de Saberes é um novo espaço onde sempre veremos os dois lados de uma determinada situação e de estudantes de instituições de ensino diferentes, para que assim se possa perceber todas as possibilidades que um acontecimento pode ter como objetivo final.
Quando aparecer essa logo é porque a notícia envolve alunos diferentes, escolas diferentes, e situações opostas do tema em questão.

                
 MEU PRIMEIRO VESTIBULAR

Depois de passado algum tempo, a ficha cai e te faz pensar: é verdade? Aconteceu?
Vestibular é coisa séria ... para quem leva a sério...
Eu passei em meu primeiro vestibular e a emoção foi muito grande... lembro que pensei “-Agora sou caloura, e logo serei acadêmica de Matemática”... que só pensava em “estar na universidade”... outro lugar, outros ares, novos amigos... e hoje digo“valeu a pena”.

Hoje, como professora, eu imagino a emoção que os meus alunos teriam nessa situação, e resolvi observar melhor os dois lados. Assim, pedi a duas adolescentes que fizeram o vestibular de julho relatassem em texto como foi a emoção de “passar” e a de“não passar”. Assim surge uma nova página no nosso jornal: “Intercâmbio de Saberes”,onde terá sempre os dois lados da questão. Leiam, analisem e tirem suas conclusões de tudo que pode acontecer quando existem duas possibilidades, e participem registrando suas opiniões. Obrigada.

Entrar em uma universidade eu acho que é o sonho de toda e qualquer pessoa que pensa em seu futuro, é o momento de grandes mudanças onde você tende a seguir seu próprio caminho. Começar desde pequena a estudar sem saber o que realmente um adia iria fazer a diferença, e com o passar dos anos descobrir que uma grande decisão terá que ser tomada.
Chegar ao último ano do ensino médio, a hora chegou um ano inteiro de dedicação e apenas dois dias para colocar tudo em prática, chegou o momento tão esperado um turbilhão de pensamentos passa em sua mente, será que vou passar? Estou preparada? .
O dia chegar, e com ele muita ansiedade, tentar não esquecer a matéria controlar os nervos para que tudo de certo, agora só depende de mim. Prova concluída, e é agora que ansiedade aumenta esperar o resultado, um dia que parece que nunca chega e a angústia aumenta gradativamente.
O dia do resultado chega na hora determinada os aprovados são revelados, o medo vai me tomando conta cada vez mais e quando então vejo os aprovados,percebo que meu nome não consta na lista,levo um grande choque e todas a dúvidas possíveis surgem e minha mente , e agora o que vou fazer?
Uma grande decepção, infelizmente não foi como esperava, mais a vida não pode parar tenho que me dedicar mais ainda, para que da próxima vez o choque seja por estar entre os aprovados e ai sim ver que toda     
dedicação valeu a pena.
                                                                                                      Amanda Macedo Rosa - 17 ANOS
                                                                                                                                                                 (Colégio Estadual Padre Carlos)
                                           




                                                         

- Sílvia, o seu nome está na lista!!!

Sinceramente, não acreditei. Ver meu nome na lista e ouvir na rádio também não fizeram isso acontecer. Parece que quanto mais a gente sonha com alguma coisa, mais difícil de acreditar quando isso se realiza. Chorar parece a coisa mais óbvia para extrapolar essa imensa felicidade que vem com a notícia. Mas ainda sim parece pouco. Pouco porque estar mais próximo do que mais se deseja é algo único. Nessas horas, toda comemoração parece infinitesimal.
A sensação de desafio vencido, dever cumprido, não tem nome. Receber elogios, parabéns e ouvir de sua família que você é motivo de orgulho, não tem preço. Saber que você pode, você consegue, mesmo não confiando o tempo todo, não tem explicação.
Quando a gente passa por situações difíceis e essas coisas acontecem, não é a mesma coisa, não é só uma conquista; a gente recebe isso com um presente.
É claro que o vestibular é apenas um pequeno degrau para chegar onde eu quero, o que ainda está muito distante. Mas para isso não me faz pensar que eu não vou conseguir, porque eu jamais vou desistir. Se esse desafio que tanto assusta os estudantes foi vencido de primeira, por que outros não podem ser também? E mesmo que não sejam... O negócio é insistir, nem que seja pra vencer pelo cansaço. Nunca disseram que seria fácil. Mas eu sempre tive a certeza que valeria a pena.
                                            Silvia Elaine da Silva - 17 ANOS
                                                                                                           (Colégio Estadual Padre Carloo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário