O Professor de Sociologia Marcelo Kloster juntamente com estagiário do Pibid/UEPG faz uma atividade com os alunos do 2º ano do Colégio Estadual Professora Linda Salamuni Bacila, onde o objetivo é produção de vídeos sobre a sociedade atual. Abaixo a matéria completa para você. Parabéns a todos pelas belas produções.
Audiovisual
Publicado em 22 de Novembro de 2012
Estudantes
produzem curtas sobre as desigualdades sociais
Professor de Sociologia, com
auxílio de estagiário do Pibid/UEPG, conduz estudo sobre a sociedade atual e
incentiva que jovens coloquem este conhecimento em pequenos vídeos
CRÉDITO: PIBID/UEPG
Os alunos estiveram com o vencedor do Concurso Municipal de Documentários
João Ostrovski 2011, Frederico Taques
O professor de Sociologia do Colégio Estadual Linda
Salamuni Bacila, em Ponta Grossa, Marcelo Kloster, utilizou a técnica do
audiovisual e as notícias do Jornal da Manhã para discutir ‘Desigualdade
Social’ com os alunos do Segundo Ano do Ensino Médio. “O objetivo principal foi
estimular a postura crítica com relação à sociedade atual, onde as pessoas
estão, muitas vezes, cegas diante das desigualdades sociais”, explica Kloster.
Com auxílio dos estagiários do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade
Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que desenvolvem o projeto ‘Cinema e novas
mídias: ferramentas para a leitura do mundo’ desde julho de 2011 no Colégio,
foram realizadas oficinas sobre técnicas de produção de vídeos, fotografia e
digitalização. Mas, antes de iniciar a produção dos filmes, os jovens estudaram
diversos conceitos relacionados às classes sociais. “Durante todo o bimestre eu
pedi que os alunos fizessem a leitura e análise dos jornais, buscando nas
notícias assuntos relacionados ao tema”, coloca o professor.
Em grupos, os estudantes produziram vídeos de curta-metragem, a partir de
notícias publicadas entre os meses de outubro e novembro no JM, buscando
problematizar as desigualdades sociais existentes em nossa sociedade. Os filmes
estão disponíveis no youtube (digite o tema e o nome do colégio para encontrá-los)
e no dia 29 de novembro acontece o I Festival de Curtas – Curta no Linda, onde
as produções serão exibidas no Grande Auditório da UEPG. Mais informações:
leromundopibid2.blogspot.com.br
Games na educação
Alunos estudam escravidão jogando RPG
Alunos estudam escravidão jogando RPG
O professor Marcelo Kloster também abordou o tema
‘Escravidão no Brasil Colonial’ em suas aulas de História nas turmas do Segundo
Ano, mas desta vez utilizando o sistema RPG (Role Player Game, na sigla em
Inglês) de jogos de mesa como recurso didático. Ele explica a escolha: “Nesses
Jogos de Interpretação os participantes são levados, através da imaginação, a
viver situações-problemas e a buscar soluções, fazer escolhas e tomar atitudes
para poder seguir em frente no jogo”.
Kloster explicou as regras e todos participaram da dinâmica. A aluna Jennifer Martins gostou da prática. “Esse jogo é uma ótima maneira de estudar história porque a gente consegue aprender jogando, se divertindo”, coloca.
Como fechamento, os alunos produziram textos narrativos em primeira pessoa onde precisavam se imaginar na condição de um escravo recém chegado a um engenho de açúcar. “Com base nessas redações verifiquei que todos entenderam bem o contexto histórico e se apropriaram do conteúdo. E, de acordo com a opinião deles, o recurso [game] foi aprovado”, afirma Kloster.
Kloster explicou as regras e todos participaram da dinâmica. A aluna Jennifer Martins gostou da prática. “Esse jogo é uma ótima maneira de estudar história porque a gente consegue aprender jogando, se divertindo”, coloca.
Como fechamento, os alunos produziram textos narrativos em primeira pessoa onde precisavam se imaginar na condição de um escravo recém chegado a um engenho de açúcar. “Com base nessas redações verifiquei que todos entenderam bem o contexto histórico e se apropriaram do conteúdo. E, de acordo com a opinião deles, o recurso [game] foi aprovado”, afirma Kloster.
Nenhum comentário:
Postar um comentário