INFORME JORNALÍSTICO REGIONAL E LOCAL PARA ESTUDANTES DO BAIRRO BOA VISTA


Sejam bem vindos ao mais novo espaço online:"FUJA, É NÓIZ" irá trazer produções textuais e figurativas, notícias, desafios, fotos, vídeos, comentários, recadinhos, classificados, humor, atualidades, novidades, informes escolares e de cursos, concursos, assuntos variados e muito mais! Tudo elaborado ou pesquisado por "corujinhas" e estudantes da região do bairro Boa Vista (Ponta Grossa-PR). Enfim, aqui a notícia pode ser VOCÊ!


domingo, 25 de novembro de 2012

DESIGUALDADES SOCIAIS: curtas educativos produzidos por alunos

O Professor de Sociologia Marcelo Kloster  juntamente com estagiário do Pibid/UEPG faz uma atividade com os alunos do 2º ano do Colégio Estadual Professora Linda Salamuni Bacila, onde o objetivo é produção de vídeos sobre a sociedade atual. Abaixo a matéria completa para você. Parabéns a todos pelas belas produções.

Audiovisual
Publicado em 22 de Novembro de 2012
Estudantes produzem curtas sobre as desigualdades sociais
Professor de Sociologia, com auxílio de estagiário do Pibid/UEPG, conduz estudo sobre a sociedade atual e incentiva que jovens coloquem este conhecimento em pequenos vídeos
                         CRÉDITO: PIBID/UEPG
Os alunos estiveram com o vencedor do Concurso Municipal de Documentários João Ostrovski 2011, Frederico Taques
O professor de Sociologia do Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila, em Ponta Grossa, Marcelo Kloster, utilizou a técnica do audiovisual e as notícias do Jornal da Manhã para discutir ‘Desigualdade Social’ com os alunos do Segundo Ano do Ensino Médio. “O objetivo principal foi estimular a postura crítica com relação à sociedade atual, onde as pessoas estão, muitas vezes, cegas diante das desigualdades sociais”, explica Kloster.
Com auxílio dos estagiários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que desenvolvem o projeto ‘Cinema e novas mídias: ferramentas para a leitura do mundo’ desde julho de 2011 no Colégio, foram realizadas oficinas sobre técnicas de produção de vídeos, fotografia e digitalização. Mas, antes de iniciar a produção dos filmes, os jovens estudaram diversos conceitos relacionados às classes sociais. “Durante todo o bimestre eu pedi que os alunos fizessem a leitura e análise dos jornais, buscando nas notícias assuntos relacionados ao tema”, coloca o professor.
Em grupos, os estudantes produziram vídeos de curta-metragem, a partir de notícias publicadas entre os meses de outubro e novembro no JM, buscando problematizar as desigualdades sociais existentes em nossa sociedade. Os filmes estão disponíveis no youtube (digite o tema e o nome do colégio para encontrá-los) e no dia 29 de novembro acontece o I Festival de Curtas – Curta no Linda, onde as produções serão exibidas no Grande Auditório da UEPG. Mais informações: leromundopibid2.blogspot.com.br

Games na educação
Alunos estudam escravidão jogando RPG
O professor Marcelo Kloster também abordou o tema ‘Escravidão no Brasil Colonial’ em suas aulas de História nas turmas do Segundo Ano, mas desta vez utilizando o sistema RPG (Role Player Game, na sigla em Inglês) de jogos de mesa como recurso didático. Ele explica a escolha: “Nesses Jogos de Interpretação os participantes são levados, através da imaginação, a viver situações-problemas e a buscar soluções, fazer escolhas e tomar atitudes para poder seguir em frente no jogo”.
Kloster explicou as regras e todos participaram da dinâmica. A aluna Jennifer Martins gostou da prática. “Esse jogo é uma ótima maneira de estudar história porque a gente consegue aprender jogando, se divertindo”, coloca.
Como fechamento, os alunos produziram textos narrativos em primeira pessoa onde precisavam se imaginar na condição de um escravo recém chegado a um engenho de açúcar. “Com base nessas redações verifiquei que todos entenderam bem o contexto histórico e se apropriaram do conteúdo. E, de acordo com a opinião deles, o recurso [game] foi aprovado”, afirma Kloster.

Nenhum comentário:

Postar um comentário