INFORME JORNALÍSTICO REGIONAL E LOCAL PARA ESTUDANTES DO BAIRRO BOA VISTA


Sejam bem vindos ao mais novo espaço online:"FUJA, É NÓIZ" irá trazer produções textuais e figurativas, notícias, desafios, fotos, vídeos, comentários, recadinhos, classificados, humor, atualidades, novidades, informes escolares e de cursos, concursos, assuntos variados e muito mais! Tudo elaborado ou pesquisado por "corujinhas" e estudantes da região do bairro Boa Vista (Ponta Grossa-PR). Enfim, aqui a notícia pode ser VOCÊ!


domingo, 28 de outubro de 2012

FARROUPILHA e EGITO: duas Paródias Históricas

A professora de História Josane Taborda, após repassar aos alunos do 8º ano B, o conteúdo sobre o Período Regencial no Brasil no séc. XIX (1830 a 1840), quando D. Pedro I abdicou, deixando o cargo para seu filho Pedro Alcântara que era ainda uma criança, explicou que a partir daí iniciou-se grupos partidários e as revoltas:
Grão – Pará → Cabanagem
Rio Grande do Sul → Farroupilha
Salvador → Malês
Bahia → Sabinada
Maranhão → Balaiada
Então lançou o desafio de os alunos em pequenos grupos elaborassem paródias com o conteúdo trabalhado.


Da mesma forma, a professora  realizou o mesmo modelo de atividade com alunos do 6º ano A, B e C, porém com o conteúdo envolvendo o tema Egito.


Depois das aulas explicativas, o desafio para as equipes era elaborar uma paródia com o conteúdo repassado. Belo trabalho da professora e dos alunos. Estão aí as melhores produções.

                                                  FARROUPILHA
(fala)
Estava na cidade grande cantando, daí veio um militar,
ele gostou muito da música que me levou para cantar
na cadeia. A música era:
** Farroupilha, farroupilha, também guerra dos farrapos
ocorreu no Rio Grande do Sul e foi a briga de gato
(fala)
Chegando lá, o militar me empurrou para dentro da cela.
Daí tinha um loirão meio doido, ele perguntou:
- Qual é? Qual foi? Por que tu tá nessa?
- Não é só porque eu “tava” cantando:
**Balaiada, balaiada, uma revolta popular
ocorreu nas províncias, nas províncias do Maranhão
(fala)
Loiro doido falou pra mim: -chega de:
**Sabinada, sabinada, liderada por Sabino
(fala)
No outro dia o militar falou:
por isso é chamada sabinada, sabinada

- Você já pode ir, mas chega de:
**Farroupilha, farroupilha,balaiada, balaiada,
sabinada, sabinada, sabinada, sabinada...
(fala)
Mas eu nunca mais vou cantar:
**Ato, ato, ato, ato adicional pretendia
harmonizar os conflitos dos pais
(fala)
Mas eu nunca vou abusar de :
**Dom Pedro, Dom Pedro,
Dom Pedro de Alcântara
abdicou seu trono para
seu filho de Alcântara
(fala)
Mas já chega de :
**Liberais, liberais apelido Caramuru
defendiam Dom Pedro, Dom Pedro, Dom Pedro.
E o jornal era: malagueta, malagueta, malagueta...
                                                               (Jonathan, Araldo, Bryan – 8º B)
  
Veja em:

VIDA NO EGITO
 Todo dia acordo cedo
moro longe do Egito,
quando volto do rio Nilo
quero meu papiro.
Sempre cheio o faraó
de escravos e escribas,
a múmia vê defeito
até onde não há.
(2x)
Queria ver faraó aqui no meu lugar,
eu ia rir de me acabar.
Só vendo a esfinge aqui no meu lugar,
botando a faixa pra lavar
A deusa Iris quis botar
pink no cabelo dela,
e achou uma guizela da parcela.
Os filhos do patrão, o Osiris e o Horus
só sabem assustar, não valem nada.
(2x)
Queria ver faraó aqui no meu lugar,
eu ia rir de me acabar.
Só vendo a esfinge aqui no meu lugar
viajando pra África
Levo vida de Osiris lá no Queóps,
fim de semana brincadeira vê no que vai dar.
Um dia compro Miquerinos viro socialite,
toda boa vou comer ficar de assustar.
                                                                    (Rafaela, Letícia, Natasha – 6º C)
 

2 comentários:

  1. poxa qual e o ritmo sem o ritmo como e que vai cantar

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo... a primeira eu não lembro o nome da música usada,perguntarei aos meninos... mas a segunda é no ritmo da "empreguetes"... lembra?... veja os vídeos... e obrigada pela visita...
    abraço...

    ResponderExcluir