E depois de tanto trabalho, produções e reportagens, o excelente resultado de "Melhor Atividade de Participação Social" no CONCURSO CULTURAL VAMOS LER.
Vamos brindar junto com nossos corujinhas o belo trabalho que nos premiou, lendo essa reportagem sobre o evento organizado po Talita Moretto.
JM nas
escolas
Publicado em 01 de Dezembro de 2012
Projeto Vamos Ler encerra 2012 com Mostra Cultural
Apresentação de dança, música, poesia, folclore e contação de histórias marcaram a 5ª Mostra Cultural do projeto do Jornal da Manhã, que chega a mais de 30 mil alunos na região
Foi concluído ontem o ano letivo de 2012 do Projeto Vamos Ler, Programa
Jornal e Educação do Jornal da Manhã, com a realização da 5ª Mostra Cultural
Vamos Ler. Na região são mais de 30 mil alunos de escolas das redes municipal,
estadual e particulares de ensino, que através das notícias lidas nas páginas do
JM estão desenvolvendo senso crítico, além de tomar o gosto pela leitura. Pelo
palco do Cine Teatro Pax, antes da cerimônia de premiação, passaram contadores
de histórias, músicos, poetas e dançarinos.
A mostra começou às 14h com a apresentação do grupo teatral ‘Na Cia das
Histórias’, formado por Alfredo Mourão e Heloísa Frehse Pereira, artistas do
palco e pesquisadores da cultura popular brasileira. Além do teatro apresentado
aos participantes, eles fizeram um Quis “Você está informado?”, com perguntas
que tiveram como base as matérias publicadas nas páginas do JM. Quem foi ao Pax
pode conhecer também alguns projetos desenvolvidos nas escolas na exposição de
painéis temáticos.
Depois deles, chegou a vez dos estudantes das escolas participantes do projeto mostrar que são criativos. A importância do jornal e os temas que ele trata no dia-a-dia, foram as tônicas das apresentações. Hip-hop, paródias musicais, dança folclórica, declamação de poesia e até o espírito crítico dos períodos da ditadura militar foram mostrados em canções como “Roda Viva”, de Chico Buarque.
Os vencedores do Concurso Cultural Vamos Ler 2012, receberam como prêmio um Ipod, além dos certificados. Também foram premiados os segundos lugares de cada escola participante. De acordo com a coordenadora do Projeto Vamos Ler e organizadora do evento, Talita Moretto, o objetivo da premiação é o de valorizar o trabalho desenvolvido por alunos e professores utilizando o jornal, dentro e fora da sala de aula, para promoção da leitura, cultura e cidadania, desenvolvimento do senso crítico e participação social. A edição deste ano abordou o tema ‘Participação Social’.
Depois deles, chegou a vez dos estudantes das escolas participantes do projeto mostrar que são criativos. A importância do jornal e os temas que ele trata no dia-a-dia, foram as tônicas das apresentações. Hip-hop, paródias musicais, dança folclórica, declamação de poesia e até o espírito crítico dos períodos da ditadura militar foram mostrados em canções como “Roda Viva”, de Chico Buarque.
Os vencedores do Concurso Cultural Vamos Ler 2012, receberam como prêmio um Ipod, além dos certificados. Também foram premiados os segundos lugares de cada escola participante. De acordo com a coordenadora do Projeto Vamos Ler e organizadora do evento, Talita Moretto, o objetivo da premiação é o de valorizar o trabalho desenvolvido por alunos e professores utilizando o jornal, dentro e fora da sala de aula, para promoção da leitura, cultura e cidadania, desenvolvimento do senso crítico e participação social. A edição deste ano abordou o tema ‘Participação Social’.
O diretor de Redação do Jornal da Manhã, Eloir Rodrigues, falando aos alunos e
professores no encerramento do evento, disse que esta é a participação social do
veículo na formação de uma nova geração de leitores. Rodrigues ressaltou que
este hábito é saudável e chega também aos pais e mães dos alunos. “Hoje, nós
chegamos a 30 mil alunos na região, por isso quero agradecer a participação de
vocês, e espero nos encontrarmos de novo no ano que vem”, disse.
O evento é organizado em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC-PG) com a finalidade de reunir o público escolar, comunidade, apoiadores e parceiros, para apresentar alguns dos trabalhos desenvolvidos durante o ano com o jornal em sala de aula.
O evento é organizado em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC-PG) com a finalidade de reunir o público escolar, comunidade, apoiadores e parceiros, para apresentar alguns dos trabalhos desenvolvidos durante o ano com o jornal em sala de aula.
Participantes destacam importância do projeto
Para os professores e estudantes a participação das escolas no projeto Vamos
Ler do Jornal da Manhã é uma forma de desenvolver não apenas leitores, mas
cidadãos com espírito crítico. A professora de matemática, Sandra Mara Maciel,
do Colégio Estadual Linda Bacila Salamuni, vencedora da modalidade 1, destacou
que o projeto de jornalismo online desenvolvido na escola pode ser acessado por
qualquer pessoa através do endereço fujaenoiz.blogspot.com. “O projeto é
importante porque acaba saindo das fronteiras da escola e atinge à comunidade.
Com essa ação, os alunos vão se tornar adultos melhores”, diz.
A estudante do 6º ano da Escola Estadual Padre Arnaldo Jansen, vencedora na modalidade 2 – Histórias em Quadrinhos, disse que através da leitura das notícias do jornal aprendeu a observar as coisas de maneira diferente. “O bom é que você consegue aprender muito mais através das notícias, e fica por dentro de tudo. Leitura de jornal para mim é uma necessidade”, disse.
O estudante do 3º ano do Ensino Médio, Lucas de Carvalho Morais, de 16 anos, representou o Colégio Estadual 31 de Março, em Belo Horizonte, na entrega dos prêmios da Olímpiada Brasileira de Língua Portuguesa, na modalidade Artigo de Opinião. Ele ficou com medalha de bronze, num universo de 125 finalistas em um universo de 3 milhões de estudantes inscritos no Brasil. Segundo ele a importância do Projeto Vamos Ler vem desde a base, porque orienta na busca de informações e expressão de ideias, passando pela escrita. “Neste contexto, fomos avaliados com qualidade suficiente para ficar entre os semifinalistas”, diz.
A estudante do 6º ano da Escola Estadual Padre Arnaldo Jansen, vencedora na modalidade 2 – Histórias em Quadrinhos, disse que através da leitura das notícias do jornal aprendeu a observar as coisas de maneira diferente. “O bom é que você consegue aprender muito mais através das notícias, e fica por dentro de tudo. Leitura de jornal para mim é uma necessidade”, disse.
O estudante do 3º ano do Ensino Médio, Lucas de Carvalho Morais, de 16 anos, representou o Colégio Estadual 31 de Março, em Belo Horizonte, na entrega dos prêmios da Olímpiada Brasileira de Língua Portuguesa, na modalidade Artigo de Opinião. Ele ficou com medalha de bronze, num universo de 125 finalistas em um universo de 3 milhões de estudantes inscritos no Brasil. Segundo ele a importância do Projeto Vamos Ler vem desde a base, porque orienta na busca de informações e expressão de ideias, passando pela escrita. “Neste contexto, fomos avaliados com qualidade suficiente para ficar entre os semifinalistas”, diz.
O que dizem os apoiadores
“O projeto Vamos Ler já está integrado ao projeto pedagógico das escolas. A
leitura do jornal desenvolve nos estudantes nos estudantes uma visão crítica
sobre os acontecimentos da cidade, fazendo delas cidadãos participativos. É um
caminho pelo qual os estudantes podem fazer propostas alternativas de
melhoria”
Secretária municipal de Educação, professora Zélia Marochi
“Em linhas gerais a empresa investe em projetos sociais e culturais e
especificamente sobre o Vamos Ler, é um investimento que e é feito na base,
porque os estudantes são pessoas em formação. Investir no projeto é investir em
cultura e educação, porque daqui podem sair futuros jornalistas, dançarinos,
cantores e melhores cidadãos”
Psicóloga Ana Clésia Alcântara, representante da Tratornew, da Trator
Case e da MagParaná
“A Caixa é uma das grandes incentivadoras da cultura no país visando sempre o
desenvolvimento das pessoas. Apostamos em tudo que seja em benefício da
qualidade de vida e por isso estamos integrados ao Projeto Vamos Ler do Jornal
da Manhã, seguramente um dos melhores projetos a unir informação e educação no
Estado”
Gerente regional da Caixa Econômica, Edílson Oliveira
“A Ortodontic Center apoia a cultura e a educação em todos os setores. Nós já
trabalhamos com crianças em situação de risco e que são vítimas de bulling na
escola por causa dos dentes. Nosso projeto se chama Lição de Sorriso e é
desenvolvido em todo o Brasil. Este é o nosso primeiro ano no Vamos Ler e para o
próximo ano vamos adotar mais uma sala de aula”
Ana Márcia Eckel, proprietária da Ortodontic Center
“A Masisa trabalha com três pilares básicos: ambiental, social e econômico.
Apoiando o projeto Vamos Ler estamos atendendo a questão social, que é uma forma
de trazer novas oportunidades de crescimento para estes estudantes e as escolas
participantes, investindo no campo educacional”
Coordenador de responsabilidade Social e Ambiental da Masisa, Clebes
Oliveira
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