INFORME JORNALÍSTICO REGIONAL E LOCAL PARA ESTUDANTES DO BAIRRO BOA VISTA


Sejam bem vindos ao mais novo espaço online:"FUJA, É NÓIZ" irá trazer produções textuais e figurativas, notícias, desafios, fotos, vídeos, comentários, recadinhos, classificados, humor, atualidades, novidades, informes escolares e de cursos, concursos, assuntos variados e muito mais! Tudo elaborado ou pesquisado por "corujinhas" e estudantes da região do bairro Boa Vista (Ponta Grossa-PR). Enfim, aqui a notícia pode ser VOCÊ!


domingo, 4 de novembro de 2012

HELENA KOLODY: Atividade de alunos vira matéria do JM

A atividade realizada no início de outubro para comemorar o centenário da poetisa Helena Kolody (nascida em 12 de outubro), no Colégio Estadual Professora Linda Salamuni Bacila pelas professoras Maristel Sauer, Valéria Walchaki, Lidia Teleginski e Paola Scheifer e seus alunos - e que já consta em nossa edição do dia 19 - teve sua homenagem publicada na página do "Projeto Vamos Ler JM", e as alunas Caroline Messias e Fabiely Barbosa aproveitaram e fizeram um relato sobre a Festa da Primavera ocorrida no Colégio ocorrida no dia 11 de outubro, também já citada em nossa edição do dia 19. Mais uma excelente matéria nas páginas do Jornal da Manhã. Ábaixo a matéria na íntegra.
 

Helena Kolody

Publicado em 31 de Outubro de 2012
Centenário da poetisa inspira estudantes
Professoras do Colégio Linda Bacila unem disciplinas de língua Portuguesa e Matemática para ensinar haicais e origamis a alunos. Jovens criam um mural da primavera
                            Estudantes produziram Haicais a partir dos poemas de Helena Kolody
Os jovens do Oitavo Ano – Turmas B e D, do Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila, em Ponta Grossa, ao ler a matéria publicada no dia 06 de setembro no Jornal da Manhã – ‘Poetisa é homenageada pelo centenário’ – foram conduzidos em uma viagem literária pela vida e obra de Helena Kolody, que completou 100 anos no dia 12 de outubro de 2012. As professoras Maristel Sauer, Valéria Walchaki, Lidia Teleginski e Paola Scheifer, envolvendo Língua Portuguesa e Matemática, organizaram atividades para homenagear a poetisa. Elas explicam: “Em nosso Estado, muitas são as comemorações referentes ao centenário de nascimento de Helena Kolody, nome relevante no cenário da literatura paranaense. Por isso, os alunos conheceram um pouco da sua história e de seus poemas, unindo a forma poética Haicai, de origem japonesa, com a arte do origami em um diálogo interdisciplinar”.
Durante algum tempo, os estudantes tiveram a oportunidade de ler e interpretar diversas poesias da escritora. Na sequência, eles transcreveram esses pequenos textos poéticos acrescentando uma interpretação visual (com imagens recortadas, desenhos etc.). O trabalho foi exposto em um painel.
Junto com os poemas de Helena Kolody, foram usados motivos da estação Primavera através de origamis em forma de tulipas, feitos pelos próprios alunos. O painel foi exibido na Festa da Primavera, que aconteceu posteriormente no Colégio.
“Os alunos demonstraram interesse em conhecer a biografia de Helena Kolody, através da leitura do jornal e de outros textos complementares. Sentiram-se entusiasmados pelas poesias e revelaram-se, subjetivamente, na medida em que buscavam construir os sentidos dos textos. A tudo isso, soma-se o aprendizado dos conceitos geométricos, através da confecção das dobraduras e da organização dos trabalhos elaborados para exposição em painel”, destacam as professoras.
 
Nossa Festa da Primavera
Por Caroline Dumas Messias e Fabiely da Silva Barbosa
A Direção do Colégio Estadual Linda S. Bacila, no dia 11 de outubro, promoveu a Festa da Primavera, com a colaboração de alunos, professores e funcionários. Apesar da chuva, muitas pessoas compareceram e se divertiram com as atrações: a escolha do Garoto e Garota Primavera, declamações de poesias, músicas, danças entre outras apresentações. Mesmo com os inúmeros problemas de estrutura em nossa escola, que passa por uma situação precária, a festa saiu como o planejado e a arrecadação servirá para algumas melhorias mais urgentes.
Podemos ressaltar o esforço e a compreensão de cada um dos professores que colaboraram com a festa, foi um grande incentivo para os alunos. Nós, estudantes, agradecemos por termos excelentes professores que nos ensinam muito bem, plantam valores e fazem-nos pensar em nosso futuro. Temos a convicção de que esses professores, de alguma forma, ficarão em nossa memória por tudo aquilo que nos passam.
Temos certeza que todos os alunos gostariam que momentos especiais como esse possam se repetir no Colégio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário