INFORME JORNALÍSTICO REGIONAL E LOCAL PARA ESTUDANTES DO BAIRRO BOA VISTA


Sejam bem vindos ao mais novo espaço online:"FUJA, É NÓIZ" irá trazer produções textuais e figurativas, notícias, desafios, fotos, vídeos, comentários, recadinhos, classificados, humor, atualidades, novidades, informes escolares e de cursos, concursos, assuntos variados e muito mais! Tudo elaborado ou pesquisado por "corujinhas" e estudantes da região do bairro Boa Vista (Ponta Grossa-PR). Enfim, aqui a notícia pode ser VOCÊ!


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

FUJA: o nosso jornal no Vamos Ler Jornal da Manhã

O Jornal Escolar Função Coruja...é notícia de aprendiz virou matéria de jornal da edição do JM, em 13 de novembro. Sob a coordenação da professora de matemática, Sandra Mara Maciel do Colégio Estadual Prof. Linda Salamuni Bacila, tem como braço direito Talita Moretto, e desenvolve juntamente com alguns professores do colégio, um trabalho com seus corujinhas que produzem as notícias da escola e região no projeto "Jovem Repórter" (coordenado por Talita Moretto), e outros alunos que participam com suas produções artísticas. Trabalho bem feito, trabalho valorizado. Veja abaixo, a matéria completa.

FUJA (Por Alana Bastos)
Publicado em 13 de Novembro de 2012
Jornal escolar online incentiva a participação social
Professoras criaram, no ambiente virtual, um espaço para a expressão dos alunos. O Função Coruja está dando oportunidade para os jovens revelarem cotidiano dentro e fora da escola
                                crédito: Sandra Mara Maciel
 
                                       crédito: Sandra Mara Maciel
Os alunos corujinhas participantes do projeto FUJA, junto com a professora Sandra e a coordenadora do Vamos Ler, Talita Moretto
  
 
                                                   
O projeto ‘Função Coruja, é notícia de aprendiz – FUJA’ surgiu com o propósito de descobrir alunos talentosos nas salas de aula. Iniciou quando a jornalista Talita Moretto apresentou o Programa Jornal e Educação Projeto Vamos Ler às professoras Sandra Mara Maciel e Lídia Teleginski, do Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila, em Ponta Grossa. Desde então, os dois projetos estão ligados através de um terceiro, o projeto Jovem Repórter, que também é coordenado por Talita. Inúmeros trabalhos e notícias, produzidos por alunos e professores, foram publicados na página JM na Educação (no Jornal da Manhã) e no blog do FUJA (fujaenoiz.blogspot.com), durante esse ano.
O FUJA conta com a participação de alunos ‘Corujinhas’, orientados pela professora das disciplinas de Ciência e Matemática, Sandra. “Já trabalhei com jornal impresso no inicio da minha carreira profissional como professora. É muito bom voltar com esta prática, agora expondo os trabalhos de forma mais ampla, não só os acontecimentos de dentro da escola, mas também do lugar onde os alunos moram e frequentam e, melhor ainda, trabalhos produzidos por eles”, fala.
O trabalho com o jornal impresso foi iniciado no Colégio em 2010 quando a professora de Língua Portuguesa, Lídia, escreveu seu projeto para o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) - ‘Os Gêneros Jornalísticos a serviço da construção do sujeito e da cidadania’ - tendo em vista a dificuldade ao acesso à informação por meio do jornal impresso em nossa região e a preocupação em fazer com que os alunos se interessem e se sintam motivados a buscar novos conhecimentos.
Para o professor de História e Sociologia, Marcelo kloster, “o jornal é um importantíssimo meio de comunicação. A função do jornal é expor ao público tudo o que acontece, ou aconteceu, de bom e de ruim na sociedade. Porém, as pessoas precisam ter acesso a esse meio”.
“Atualmente, a busca pela informação através do jornal impresso tornou-se hábito para muitos no colégio porque através do Vamos Ler recebemos exemplares da edição do dia [uma vez na semana] para o desenvolvimento de atividades e também para incentivar ainda mais a leitura”, destaca Lídia.
Os reflexos educacionais são percebidos através do interesse dos alunos, professores e demais envolvidos no trabalho, que estão sempre na expectativa pela valorização de suas produções publicadas no jornal. Em 2013, os professores desejam manter o projeto e contemplar outras mídias.

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