Após um mês e meio de atividades com o Jornal da Manhã, entre leituras e produções dos alunos durante as aulas de Matemática, a professora de Matemática Sandra Mara Maciel apresentou o primeiro relato de uma das atividades realizadas com os alunos do Segundo Ano do Ensino Médio, o qual fez parte do Jornal na seção JM na Educação do dia 17 de maio (quinta-feira), como matéria do Projeto Vamos Ler. Parabéns à professora e aos alunos pela ótima participação e principalmente pelo belo trabalho realizado.
Contas
Alunos aprendem matemática com o jornal
Professora realiza atividade onde os dados matemáticos apresentados no jornal servem para problematizar a informação nas notícias
Credito: Colégio Estadual Professora Linda Salamuni Bacila / Ponta Grossa

Com a calculadora na mão, jovens descobrem que
também podem ler e interpretar os números que
estão nos textos jornalísticos.
A professora de Matemática do Colégio Estadual Professora Linda Salamuni Bacila (Ponta Grossa), Sandra Mara Maciel, utilizou os textos do Jornal da Manhã para problematizar a informação. O objetivo foi mostrar aos alunos do 2º ano / Ensino Médio como os dados matemáticos também são importantes para a compreensão das notícias, o que ela chamou de ‘comunicação através de números’. Além disso, ao propor que os jovens criassem problemas a partir de informações numéricas, a professora valorizou o trabalho em equipe e a troca de idéias. Os alunos perceberam que é necessário haver cooperação para o desenvolvimento dos cálculos na resolução do problema e a participação de todos durante a análise e discussão dos resultados.
“Eles analisaram algumas notícias, ou propagandas, que continham representações numéricas e, com base no contexto, deveriam reconstruí-las na forma de ‘problema matemático’, transferindo os valores indicados em uma das seis operações matemáticas básicas de modo que pudessem ser determinados alguns valores relativos ao tema em questão”, explica Sandra. A intenção foi fazer com que os jovens apresentassem o encaminhamento da solução do problema elaborado pela equipe, para que assim pudessem observar e discutir prováveis falhas no desenvolvimento da linguagem utilizada para descrevê-lo.
“Essa atividade foi muito positiva porque além de perceberem a importância da matemática como elemento essencial da notícia e também do jornal como um todo, os estudantes passaram a visualizar e compreender que um problema pode realmente partir do cotidiano de uma comunidade, e que toda notícia oferece elementos que podem ser transformados em simbologia matemática, formando assim problemas matemáticos, que é uma das principais formas de exercício presentes nos conteúdos do Ensino Médio”, esclarece.
“Essa atividade foi muito positiva porque além de perceberem a importância da matemática como elemento essencial da notícia e também do jornal como um todo, os estudantes passaram a visualizar e compreender que um problema pode realmente partir do cotidiano de uma comunidade, e que toda notícia oferece elementos que podem ser transformados em simbologia matemática, formando assim problemas matemáticos, que é uma das principais formas de exercício presentes nos conteúdos do Ensino Médio”, esclarece.
Direto da Escola
A importância da Matemática na produção de grãos
Texto baseado na notícia “Grãos: Produção cresce nos Campos Gerais”, publicada dia 19 de abril no Jornal da Manhã
Credito: Portal Cambé
“A produção de grãos na região deve ser 2,5% maior que na safra anterior, totalizando cerca de 3,251 milhões de toneladas no ciclo passado. Milho tem o maior incremento na área cultivada na safra de verão 2011/2012”
A Matemática é muito utilizada na agricultura e também na produção de grãos. Ela é usada para calcular as quantidades de grãos, insumos, fertilizantes e outros produtos que são utilizados pelo agricultor. Uma das formas mais importantes do uso da Matemática é na nivelagem do solo. A área é medida usando alguns meios da Matemática, e seu mapeamento também. Ela é essencial no cálculo da quantidade de compra e venda e também nos cálculos usados na importação e exportação. Concluindo: a Matemática está na agricultura do início ao fim.
Huenein Machado, Fabiano Ribeiro, Jean Michel Miranda e Isaac dos Santos (2º ano B do Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila)
Nenhum comentário:
Postar um comentário